Tradicionalista ou Renovador?

Você é tradicionalista, ou renovador? Gosta das coisas como sempre eram, ou gosta de novidades? Na fé cristã, qual deve ser a nossa posição?

Tudo depende das tradições. De que tradições estão falando quando nos chamam de tradicionalista? As de Jesus e os apóstolos? As da Igreja Católica Romana? As inventadas no século XX? Tradições podem ser boas, e podem ser más.

Com que mão você tradicionalmente escova os dentes? Experimente usar a outra mão, para ver se a tradição ajuda ou atrapalha. Que língua você fala tradicionalmente? Experimente falar apenas alemão para ver se a tradição é má ou boa.

Paulo elogiou os coríntios porque guardavam as tradições como ele lhes havia entregue (1 Cor. 11:2). A palavra no texto original significa aquilo que é passado de um a outro, ou entregue, portanto, uma tradição. Na Linguagem de Hoje são chamadas de "instruções que lhes entreguei". Seja qual for o termo, eram os ensinos recebidos dos apóstolos, que tinham se tornado tradicionais pelos muitos anos de uso.

Antes de ser cristão Paulo se orgulhava de seguir com todo o cuidado as tradições dos seus antepassados (Gál. 1:14). Era tradicionalista. Quando se converteu a Cristo adotou outras tradições—as de Jesus—e transmitiu essas tradições às igrejas.

Devemos aceitar o nome "tradicionalista" quando nos condenam por não adotar as renovações criadas recentemente? Devemos nos chamar a nós mesmos de tradicionalistas, com um certo prazer? Por que não ser simplesmente seguidores de Cristo, e guardar as instruções (tradições) entregues pelos apóstolos?

Trocar uma coleção de tradições—as de Jesus e os apóstolos—por outra coleção—as de homens "renovados"—só trará a condenação de Deus (Mateus 15:3-9). Jesus disse que o coração daqueles que trocam as tradições de Deus pelas suas próprias tradições está longe de Deus. E ainda mais, disse que nem adianta adorarem a Deus, porque o que ensinam é de homens, ensinado como se fosse de Deus. Tais "renovadores" são enganadores e falsos profetas, que alegam que anunciam a Palavra de Deus (Mateus 7:22); até realizam milagres e expulsam demônios (v. 22; 2 Tes. 2:8-12); ouvem os ensinos de Jesus mas não obedecem (v. 26); não têm juízo (v. 26); e vão perder tudo (27). Por quê? Porque não guardam as tradições como os apóstolos as entregaram (1 Cor. 11:2). Os "renovadores" têm novidades; não resta dúvida. Mas isso não é novidade; desde a época de Jesus os homens vêm inventando "renovações" e recebendo a condenação de Deus.

É bom falar português. É bom escovar os dentes com a mão tradicional. É bom guardar as tradições que facilitam a vida diária. Também é bom guardar as tradições de Jesus, o Filho de Deus, transmitidas pelos apóstolos. Mas cuidado com as "renovações"! Pode ser fatal adotar as novidades dos renovadores.

Se é necessário fazer curas milagrosas para sermos da tradição dos apóstolos, estamos derrubados, porque ninguém faz milagres como eles faziam. Hoje aparecem apenas os milagres falsos, mencionados em 2 Tes. 2:8-12. Na época de Jesus não havia hospitais. Quando Jesus aparecia numa cidade, todos os doentes se reuniam no mesmo lugar (Mat. 21:14) para serem curados por Ele. Hoje em dia já estão reunidos—no hospital! Se alguém faz o que Jesus fazia, deveria ir ao hospital e curar todos como Jesus fazia (Mat. 4:24; 15:30; 19:2; Lucas 4:40). Não devem acusar os não curados de não terem fé; Jesus nunca fez isso. E não deveriam recolher oferta; Jesus não recolhia ofertas. Nem deveriam ficar ricos; Jesus "abandonou tudo o que tinha e tomou a natureza de servo" (Fil. 2:7). Parece que apenas as intenções dos renovadores são renovadas de verdade: querem ficar ricos ou roubar o trabalho já feito por outros.

Se é necessário falar em línguas para sermos da tradição dos apóstolos, estamos arrasados, porque ninguém diz: "Como é que nós os ouvimos falar nas nossas próprias línguas?" (Atos 2:8). Se fazer milagres como Jesus fazia e falar em outras línguas como os apóstolos faziam é ser renovador, então não existem renovadores hoje, pois ninguém faz essas coisas.

A verdade é que essas "curas", "línguas estranhas" e renovação do século XX são apenas isso: novidades do século XX. Já se tornaram tradições, mas não tradições bíblicas. Já que ninguém pode viver sem tradições, somos todos tradicionalistas! Resta escolher quais as tradições que vamos adotar: as dos apóstolos ou as dos renovadores. Quanto a mim, não importa o que me chamam. Os fariseus chamaram o próprio Jesus de endemoninhado porque não seguia as renovações deles!