Nascido num Estábulo? Esclarecendo Concepções Errôneas

Tim Chaffey 
Tradução David Bayless

Concepção Errônea: 
Jesus nasceu entre os animais no estábulo porque não havia lugar para José e Maria na hospedaria.

Alguns anos atrás, eu assisti um drama de Natal realizado pelos membros de uma igreja local. O personagem principal do drama foi o estalajadeiro. Ele foi obrigado a negar um lugar para José e Maria (que acabavam de chegar em Belém) porque o hotel estava lotado. Todavia, o estalajadeiro ainda encontrou um lugar para eles em um dos estábulos da área. Os atores trabalharam maravilhosamente, e sua representação da noite em que Cristo nasceu é bem comum, mas como se compara com a Palavra de Deus?
Informação sobre o nascimento de Cristo se encontra no segundo capítulo de Lucas:
Assim, José também subiu da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, a Belém– cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi–a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lucas 2:4-7).

Poderá ser uma surpresa para muitos que a Bíblia não nos dá muito mais detalhes do que isto sobre o nascimento de Cristo. Os trechos seguintes em Lucas 2 tratam do anúncio do anjo do nascimento de Cristo aos pastores e a visita deles em seguida para ver Jesus. Mateus 1:24-25 declara que José recebeu Maria como "sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus". O capítulo seguinte trata da visita dos magos algum tempo depois e a fuga ao Egito.

Alguns pontos devem ser enfatizados enquanto comparamos a re-contagem do nascimento de Jesus com a verdade das Escrituras. Primeiro, a Bíblia não nos diz que José e Maria chegaram em Belém na hora em que Maria ia dar à luz. De fato, este cenário é pouco provável desde que é de duvidar que os dois tentassem fazer a viagem árdua de 196 km de Nazaré nos últimos dias de sua gravidez. Também, Lucas 2:6 indica que estavam em Belém algum tempo antes que Jesus nascesse ("Enquanto estavam lá, chegou o tempo").
Em segundo lugar, a Bíblia não menciona um estalajadeiro que lhes teria dito que a hospedaria estava lotada naquela noite. A razão porque imaginamos este cenário é que os tradutores da maioria das versões escolheram a palavra "hospedaria" para traduzir a palavra grega καταλυμα (kataluma), que dá a impressão errada aos leitores modernos. Jesus usou esta mesma palavra grega em Lucas 22:11 para se referir a um "salão de hóspedes". Este salão é conhecido como o cenáculo–o lugar da Última Ceia, a refeição que Jesus comeu com seus discípulos na noite antes de sua crucificação.

Isso pode não parece convencedor à maioria das pessoas que estão familiarizadas com a contagem tradicional do relato de Natal. Mas considere que a lingua grega tem uma palavra para hotel ou hospedaria. De fato, Lucas a usou em Lucas 10:34, quando escreveu sobre o Bom Samaritano que levou o homem espancado à "hospedaria" (pandocheion, πανδοχειον) e pagou o "estalajadeiro"(pandochei, πανδοχει, v. 35) para cuidar do homem.
Já que Lucas estava bem familiarizado com o termo correto para hospedaria, por que não o usou no relato do nascimento de Jesus? A resposta provável é que José e Maria não procuraram hospedar-se em uma hospedaria. A Bíblia declara que não havia lugar para eles no kataluma, que seria melhor traduzido como "salão de hóspedes."

José e Maria voltaram a Belém, cidade ancestral de José, por causa do censo (Lucas 2:1-4).1 Como o censo foi proclamado em todo o Império Romano, muitas famílias judaicas teriam precisado viajar a Belém durante esse tempo e se hospedado com parentes que moravam na cidade.
José e Maria provavelmente ficaram com parentes de José em Belém, mas por causa da afluência de muitas pessoas, a casa teria ficado lotada, e o kataluma (salão de hóspedes) estava lotado. Consequentemente, José e Maria teriam ficado obrigados a morar no nível inferior da casa. É difícil acreditar que Maria, grávida, teria sido negado um lugar no lar de um parente numa sociedade que valorizava muito os laços familiais.
Arqueólogos têm escavado casas do primeiro século da área das colinas da Judéia. Descobriram que o nível superior servia como câmara para hóspedes enquanto o nível inferior seria como sala de estar e sala de jantar. Frequentemente os animais de maior valor seriam guardados dentro de casa durante a noite para protegê-los do frio e do roubo. Isto parece estranho para muitos de nós, que em hipótese alguma levaríamos alguns de nosso gado para dentro de casa à noite, mas ainda hoje em alguns países da Europa (por exemplo, Alemanha e Áustria), a casa do fazendeiro e o alojamento dos animais frequentemente são partes diferentes do mesmo prédio.

Existe apoio bíblico para o conceito da guarda de animais em casa. O relato infame de Jefté (Juízes 11) relata que ele planejava sacrificar a primeira coisa que saísse de sua casa ao voltar. Aparentemente ele esperava que um animal saísse de sua casa. Pouco imaginava que sua filha saísse para saudá-lo antes que qualquer dos animais saísse. Assim parece haver precedente bíblico para a guarda de animais dentro de casa.

É aqui que a manjedoura entra em cena. Maria teria dado à luz a Jesus no nível inferior de uma casa lotada, na qual alguns dos animais tinham sido guardados durante a noite. Então ela o envolveu em panos e o deitou na manjedoura (cocho para alimentos).2

Agora, não devemos ficar tão focados nos detalhes periféricos deste relato, que percamos o ponto mais importante. Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, tornou-se descendente de Adão para que pudesse ir à Cruz e morrer em nosso lugar. Agora os descendentes de Adão podem ser salvos de uma eternidade de separação do seu Criador. Deus deu seu Filho para este mundo, que é a maior dádiva que poderia ser dado. Vamos celebrar esta verdade e declarar a todo o mundo este amor maravilhoso.

1. É intrigante pensar que José e Maria podem ter entendido que estavam no processo de cumprir Miqueias 5:2, que revela que o Messias iria nascer em Belém.


2. Também é possível que os animais não estivessem na casa naquela noite, mas que o quarto ainda estava equipado com uma manjedoura para as vezes que os animais seriam guardados dentro da casa.