Tim Chaffey
Tradução David Bayless
Concepção Errônea:
Jesus nasceu entre os animais no
estábulo porque não havia lugar para José e Maria na hospedaria.
Alguns anos atrás, eu assisti um drama de Natal realizado
pelos membros de uma igreja local. O personagem principal do drama foi o
estalajadeiro. Ele foi obrigado a negar um lugar para José e Maria (que
acabavam de chegar em Belém) porque o hotel estava lotado. Todavia, o
estalajadeiro ainda encontrou um lugar para eles em um dos estábulos da área.
Os atores trabalharam maravilhosamente, e sua representação da noite em que
Cristo nasceu é bem comum, mas como se compara com a Palavra de Deus?
Informação sobre o nascimento de Cristo se encontra no
segundo capítulo de Lucas:
Assim, José também subiu da cidade de Nazaré da Galiléia
para a Judéia, a Belém– cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de
Davi–a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e
esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela
deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura,
porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lucas 2:4-7).
Poderá ser uma surpresa para muitos que a Bíblia não nos dá
muito mais detalhes do que isto sobre o nascimento de Cristo. Os trechos
seguintes em Lucas 2 tratam do anúncio do anjo do nascimento de Cristo aos
pastores e a visita deles em seguida para ver Jesus. Mateus 1:24-25 declara que
José recebeu Maria como "sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto
ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus". O
capítulo seguinte trata da visita dos magos algum tempo depois e a fuga ao
Egito.
Alguns pontos devem ser enfatizados enquanto comparamos a
re-contagem do nascimento de Jesus com a verdade das Escrituras. Primeiro, a
Bíblia não nos diz que José e Maria chegaram em Belém na hora em que Maria ia
dar à luz. De fato, este cenário é pouco provável desde que é de duvidar que os
dois tentassem fazer a viagem árdua de 196 km de Nazaré nos últimos dias de sua
gravidez. Também, Lucas 2:6 indica que estavam em Belém algum tempo antes que
Jesus nascesse ("Enquanto estavam lá, chegou o tempo").
Em segundo lugar, a Bíblia não menciona um estalajadeiro que
lhes teria dito que a hospedaria estava lotada naquela noite. A razão porque
imaginamos este cenário é que os tradutores da maioria das versões escolheram a
palavra "hospedaria" para traduzir a palavra grega καταλυμα (kataluma),
que dá a impressão errada aos leitores modernos. Jesus usou esta mesma palavra
grega em Lucas 22:11 para se referir a um "salão de hóspedes". Este
salão é conhecido como o cenáculo–o lugar da Última Ceia, a refeição que Jesus
comeu com seus discípulos na noite antes de sua crucificação.
Isso pode não parece convencedor à maioria das pessoas que
estão familiarizadas com a contagem tradicional do relato de Natal. Mas
considere que a lingua grega tem uma palavra para hotel ou hospedaria. De fato,
Lucas a usou em Lucas 10:34, quando escreveu sobre o Bom Samaritano que levou o
homem espancado à "hospedaria" (pandocheion, πανδοχειον) e
pagou o "estalajadeiro"(pandochei, πανδοχει, v. 35) para
cuidar do homem.
Já que Lucas estava bem familiarizado com o termo correto
para hospedaria, por que não o usou no relato do nascimento de Jesus? A
resposta provável é que José e Maria não procuraram hospedar-se em uma
hospedaria. A Bíblia declara que não havia lugar para eles no kataluma,
que seria melhor traduzido como "salão de hóspedes."
José e Maria voltaram a Belém, cidade ancestral de José, por
causa do censo (Lucas 2:1-4).1 Como
o censo foi proclamado em todo o Império Romano, muitas famílias judaicas
teriam precisado viajar a Belém durante esse tempo e se hospedado com parentes
que moravam na cidade.
José e Maria provavelmente ficaram com parentes de José em
Belém, mas por causa da afluência de muitas pessoas, a casa teria ficado
lotada, e o kataluma (salão de hóspedes) estava lotado.
Consequentemente, José e Maria teriam ficado obrigados a morar no nível
inferior da casa. É difícil acreditar que Maria, grávida, teria sido negado um
lugar no lar de um parente numa sociedade que valorizava muito os laços
familiais.
Arqueólogos têm escavado casas do primeiro século da área
das colinas da Judéia. Descobriram que o nível superior servia como câmara para
hóspedes enquanto o nível inferior seria como sala de estar e sala de jantar.
Frequentemente os animais de maior valor seriam guardados dentro de casa
durante a noite para protegê-los do frio e do roubo. Isto parece estranho para
muitos de nós, que em hipótese alguma levaríamos alguns de nosso gado para
dentro de casa à noite, mas ainda hoje em alguns países da Europa (por exemplo,
Alemanha e Áustria), a casa do fazendeiro e o alojamento dos animais
frequentemente são partes diferentes do mesmo prédio.
Existe apoio bíblico para o conceito da guarda de animais em
casa. O relato infame de Jefté (Juízes 11) relata que ele planejava sacrificar
a primeira coisa que saísse de sua casa ao voltar. Aparentemente ele esperava
que um animal saísse de sua casa. Pouco imaginava que sua filha saísse para
saudá-lo antes que qualquer dos animais saísse. Assim parece haver precedente
bíblico para a guarda de animais dentro de casa.
É aqui que a manjedoura entra em cena. Maria teria dado à
luz a Jesus no nível inferior de uma casa lotada, na qual alguns dos animais
tinham sido guardados durante a noite. Então ela o envolveu em panos e o deitou
na manjedoura (cocho para alimentos).2
Agora, não devemos ficar tão focados nos detalhes
periféricos deste relato, que percamos o ponto mais importante. Jesus Cristo, o
eterno Filho de Deus, tornou-se descendente de Adão para que pudesse ir à Cruz
e morrer em nosso lugar. Agora os descendentes de Adão podem ser salvos de uma
eternidade de separação do seu Criador. Deus deu seu Filho para este mundo, que
é a maior dádiva que poderia ser dado. Vamos celebrar esta verdade e declarar a
todo o mundo este amor maravilhoso.
1. É intrigante pensar que José e Maria
podem ter entendido que estavam no processo de cumprir Miqueias 5:2, que revela
que o Messias iria nascer em Belém.