O culto verdadeiro? Como se faz?

David Bayless

Alguém visitou a igreja e perguntou a um membro: "Quando começa o culto?" A resposta foi: "Começa logo que termine a reunião".
Resposta estranha? Sabe como Deus quer ser adorado? Você sabe cultuar a Deus? O que a Palavra dele explica? Você é de Deus? Você louva a Deus? Sabe o que é louvor? Pensa que sabe, não é? Tem a ver com o cântico? Poderá estar prestes a receber uma surpresa.
Ouvi alguém dizer: "Houve muito louvor na igreja domingo". Pode ser, mas quando se trata de como louvar e cultuar, o que deve ficar em primeiro lugar é a Bíblia. Você sabe o que ela diz sobre o nosso culto? Vamos ver. Abra para Romanos 12.
O culto verdadeiro
vv. 1-2
Ofereça-se a Deus você mesmo. Como? Em sacrifício. Sacrifício é alguma coisa que lhe custa caro. Você não tem mais direito ao que foi sacrificado.
Os israelitas matavam ovelhas e as queimavam no altar em Jerusalém. Eram entregues a Deus. Deus não precisava do animal, mas o adorador precisa fazer uma oferta.
Você precisa oferecer um sacrifício. Jesus disse que fica mais chegado a Deus quando faz isso: "Onde estiver o dinheiro estará o coração". Quer ficar mais chegado a Deus? Tem que decidir.
O sacrifício que você oferece é vivo, não morto. É sua vida. Sendo vivo, pode ser útil para Deus dia após dia. É entregue a Deus para o uso dele, não o seu; por isso é um sacrifício, todos os dias que você viver. Por isso é melhor do que um sacrifício morto. O sacrifício que Deus quer, pelo que diz aqui, não é uma coisa que você possui; é você. Só este sacrifício agrada a Deus. Ele não exige outra coisa. É santo porque é separado para ele.
Então, certas coisas você não faz, e outras você faz:
Não joga fora seu dinheiro na loteria; usa-o para ajudar os outros porque Deus quer.
Não usa a linguagem baixa que os não-cristãos usam, porque não glorifica a Deus; tira do seu valor para Deus.
Tira tempo para descanso e renovação física e espiritual. Mas seu próprio prazer não é seu alvo principal.
Trata sua esposa como Deus ensinou. Procura o bem dela em primeiro lugar.
Ensina seus filhos a obedecer a Deus. Você é o exemplo que eles vão seguir.
Usa seu tempo para avançar o Reino de Deus.
Faz com que outros conheçam o Reino: ensinando, demonstrando, vivendo. O que você mostra? O que você ensina com sua vida, com sua conversa, com seu exemplo, com suas escolhas?
Este estilo de vida, sabe o que a Palavra de Deus diz que é? É o culto que você oferece a Deus. Culto, segundo Deus, não é limitado ao que fazemos num prédio. A Bíblia nem diz que o culto se faz num prédio! Pode ser, mas o que agrada a Deus é muito maisPrincipalmente é o que você faz todos os dias. Não precisa saber cantar ou pregar.
O culto que agrada a Deus é:
Tratar os outros como Jesus trataria. Tenha este lema por guia: O que Jesus faria?
É ajudar um necessitado como você puder. É conversar como Jesus conversaria. É confortar uma pessoa que perdeu a esperança. Pode ser por causa de uma morte; pode ser que perdeu o emprego; pode ter fracassado em alguma tarefa ou responsabilidade.
Você cultua a Deus destas maneiras? Cultua como ele quer? Já tem uma ideia de como é? Não se amolde ao padrão dos que estão ao redor (v. 2). Seja diferente. Como? Roupa diferente? Não. Estilo esquisito de roupa? Não. Renove sua mente. Com a mente renovada, será transformado. Quer ser transformado para ser como Jesus?
Como renovar a mente? Bem, o que guia a vida e ações é a mente. Encha-a da Palavra de Deus. "Seu prazer está na lei do Senhor, e dia e noite ele medita na sua lei" (Salmo 1:2). Meditar não é ficar com as pernas cruzadas olhando o umbigo. Não aprende nada de valor dessa maneira. É ficar pensando nas próprias palavras de Deus, não alguma ideia maluca que você pensa. Leia um trecho de manhã e pense nele durante o dia. Pense: como posso mostrar Jesus aos colegas? Você é o único Jesus que alguns vão conhecer. Então terá as palavras de Deus orientando-o.
Como será sua vida orientada pelas palavras de Deus? Esse é o culto que Deus quer. Pode mostrar a vontade de Deus na sua vida. Faça assim: deixe todos saberem que você é cristão; não "aquele crente chato", mas "aquele cara legal", que encoraja e incentiva, que ajuda com a matéria da escola, que ajuda o vizinho com seu problema, que conserta o carro dele, que está sempre disponível para quem precisa. Este é o culto que agrada a Deus. E você pode cultuar de maneira agradável, vivendo o culto verdadeiro: mostre Jesus; seja diferente como Deus quer.
Veja como cultuar dessa maneira vv. 3-8
Como pode aplicar estas instruções à sua vida? Não pense que seja mais importante do que outro (v.3): "Esse trabalho não é para mim"; "É abaixo de minha dignidade". Por que não pode ajudar a limpar o prédio!
Por que não pode abrir as portas para as reuniões? Acredita que esse é um dos maiores problemas da igreja. Ninguém quer fazer esse trabalho baixo e indigno. Se pensa assim está desobedecendo a Deus. Ou está pensando: "Não gosto de fazer esse trabalho"? Já ouviu falar de sacrifício? Por alguma razão, ninguém gosta desse trabalho.
Então, seja um pregador! "Ah, não posso". Então limpe o piso. Estará cultuando a Deus; estará louvando a Deus. Uma irmã mais fraca fisicamente faz esse serviço porque outros não querem. Não tenha esse conceito de si mesmo: "sou importante".
O corpo é composto de todos nós. Funciona direito quando todos funcionam. Se não pode pregar, faça outra coisa. Quer servir a Deus? Quer louvar?
O dom de profetizar (v. 6) não existe mais. Vamos esclarecer este mal-entendido. Profecia é anunciar uma mensagem recebida de Deus. A Bíblia é a mensagem que Deus nos deu. O dom de profecia foi transmitido pelos apóstolos. Os que dizem que ainda existe querem inventar novidades. Desprezam a Palavra de Deus; não é a Palavra de Deus que eles querem. Os que dizem que têm esse dom "profetizam" coisas contraditórias. Cada falso profeta diz: "Deus me enviou", e contradiz o ensino da Bíblia. Sabemos que a Bíblia é de Deus. Como um "profeta" pode contradizer a Bíblia!?
Profetizar não é como alguns fazem: ficar adivinhando e dizer que está profetizando. Isso trazia a pena de morte na Lei de Moisés. Mas alguns são bons pregadores daquilo que os profetas verdadeiros escreveram para nós. Então, pregue essa mensagem!
Seu dom é de servir (v. 7)? Duas irmãs servem muito bem mas nem querem que seus nomes sejam citados. Não estão na frente, mas a igreja funciona melhor porque elas funcionam.
Seja conhecido como um que serve os outros. Não precisa ser apenas à igreja que você serve. Que sabe fazer? Use isso para ajudar outros. Atraia eles para Cristo, na escola, na vizinhança, no trabalho, na família.
Seu dom é animar (v. 8)? Eu preciso ser animado. Quando os problemas pesam muito eu digo para o irmão Alberto: "Divertido ser presbítero, não é?" Nós precisamos ser animados, não derrotados. Sabe o que animaria a irmã que cuida da limpeza?!
Que tal ensinar (v. 7)? Sempre a igreja precisa de mais professores. Você é um "natural" nisso? É seu forte? Você tem a oportunidade na escola dominical, no evangelismo, no discipulado.
Seu dom é contribuir (v. 8)? 2 Cor. 9:11 diz: "Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião . . ." Viu para quê? Para dar mais, não para ter mais.
Será de exercer liderança (v. 8)? Será reconhecido por essa qualidade; não se preocupe. Prepare-se para essa liderança. Comece num ministério. Estará cultuando como Deus quer.
Zelo (v. 8) é "grande cuidado e preocupação que se dedica a alguém ou algo", forte disposição, diligência. Isso descreve você?
É perito em mostrar misericórdia (v. 8)? Esteja lá, presente, quando alguém morre; ajude um doente. Se esse é seu dom, faça com alegria. Mostre grande entusiasmo quando serve
Entendeu o que é o culto que Deus quer? A vida cristã não é para preguiçosos. É impossível separar o culto verdadeiro da vida. Deus tem uma maneira para a gente viver. Ofereça culto verdadeiro a ele. Seja um servo.  Esqueça o que alguns dizem que o louvor é. Cante bem, sim, e também louve a Deus como ele quer ser louvado. Jesus disse: ". . . brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mat. 5:16). É para ser visto, para que falem bem de Deus por causa de você. Falam bem de Deus por sua causa? É aquele crente chato, ou "aquele cara legal"?
Ofereça-se como sacrifício vivo. Decida hoje o que vai fazer. Se ainda não entrou no serviço de Deus, que melhor hora do que agora?
Deus aceita você como está. Aceita, mas não o deixa como está. Não diga: "Eu fumo; não posso seguir". Não diga: "Minha vida não está em ordem". Deus criou você; pode mudar você. Deixa ele fazer isso em sua vida. Escolha a maneira de seu sacrifício hoje. Ofereça a Deus o verdadeiro culto!