Quatro Verdades que Precisamos Saber sobre a Tentação

Marcelo Lima
Igreja de Cristo na Cidade Nova
Ananindeua – Pa.
Gn 39.1-12 (1ª parte)

A história de José é a típica da história que mostra que muitos tipos de adversidades vão surgir na nossa vida, mas dependendo da maneira como nós lidamos com ela, nós podemos nos tornar vitoriosos.
Ele passou por muitas situações adversas na vida: Inveja, solidão (não planejou vingança), prosperidade (poder), beleza (tem gente que não sabe lidar com a sua beleza).

1.       A TENTAÇÃO ESTÁ AO NOSSO ALCANCE TODO O TEMPO
Aqui no v.10 diz que a mulher de Potifar insistia com José dia após dia, ou seja, todos os dias ela estava ali tentando alguma coisa com ele. E assim como aconteceu com José, da mesma forma a tentação sempre estará fazendo parte da nossa vida...
Agora uma coisa é certa: o Diabo só vai agir onde você abrir espaço pra que ele aja.

2.       A TENTAÇÃO É UMA GRANDE ARMADILHA
Escute o que eu vou dizer aqui, sabe por que a tentação é uma grande armadilha? Porque ela pode se tornar muito mais perigosa, principalmente quando nos sentimos fortes. Quanto mais você tem aquele pensamento de achar que é forte mais você está propenso a cair na armadilha do inimigo.
José quando foi tentado pela mulher de Potifar, em nenhum momento o vemos brincando, “eu não vou cair diante dela, eu sei como lidar com isso!”
E é Por isso, que quanto mais você puder evitar esse tipo de pensamento, maiores serão as chances de você não ceder.
1Co 10.12 “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”

3.        A TENTAÇÃO É DESPERTADA PELA MANEIRA COMO LIDAMOS COM NOSSOS PENSAMENTOS

Dá uma olhada no que diz aí no v.7 . O que é que diz? Que depois de certo tempo, ela começou a cobiçá-lo... O que é cobiçar? É desejar com intensidade, é pretender a qualquer custo. É aquele desejo fora da normalidade. Agora, porque houve esse desejo intenso da parte dela em relação a José, a ponto dela querer até mesmo ter relações sexuais com ele, mesmo ela sendo uma mulher casada? Se você analisar, o trecho, aí no v.7, que diz: depois de certo tempo... Sabe o que isso significa na prática?Que a imoralidade não é algo que acontece assim, do nada!

Ninguém adota um comportamento imoral da sua vida de um dia para o outro. A imoralidade requer um processo gradativo, é uma série de eventos.
O pensamento produz um sentimento e o sentimento produz uma ação. É só observar o que diz em Tg 1.14,15. Essa é a ideia, começa com o pensamento e esse pensamento vai produzir um sentimento e esse sentimento impulsiona a ação.
É por isso que aquela ideia de saber policiar o que entra na mente precisa ser observada. Por isso que tem uma frase muito interessante que diz: Você não é o que pensa ser, mas é o que pensa!Talvez o autor dessa declaração tenha sido inspirada naquilo que Salomão escreveu em Pv 4.23 “ Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” é mais ou menos essa a ideia. O que eu penso determina o que eu sinto; o que eu sinto determina o que eu faço. Quem deseja demais acaba planejando para fazê-lo. Que foi exatamente o que a mulher de Potifar fez. O fato de não ter ninguém ali como menciona o v.10, dá a entender que ela planejou aquilo para obter José a qualquer custo.


A TENTAÇÃO PROMOVE A QUEDA DAQUELE QUE ESTÁ FRAGILIZADO ESPIRITUALMENTE

Olha só esse detalhe mencionado aqui nos vs11 e 12 (ler) qual foi o momento em que a mulher de Potifar se aproveitou de José? No momento em que ninguém se encontrava próximo. Ele ficou de certa forma num perigo iminente porque ele ficou sozinho com ela. Ele ficou sem saída. Foi algo que eu acredito que nem sequer passou pela cabeça dele que ela seria chegaria a esse ponto.
Na prática, o que é que isso pode representar na vida de cada um de nós aqui? Que Haverá momentos na sua vida, que você também irá passar por uma situação parecida, ou seja, que devido às circunstâncias do momento ou da vida, que você vai ficar sozinho, ou que você vai precisar fazer algo que não necessite dos outros, não tem jeito. Ficar na sua casa sozinho, na frente de seu computador sozinho, de fazer uma viagem sozinho.
São situações que de vez em quando acontecem.

E é importante frisar dentro desse aspecto aqui que o nosso inimigo gosta de se aproveitar no momento em que estamos vulneráveis ou sozinhos para nos induzir ao desejo de fazer alguma coisa errada...
E no momento em que você passar por uma situação pela qual você precise ficar só, tenha a certeza que você vai ser tentado a fazer algo indevido. A tentação é muito grande. É como escutar aquela voz aqui dentro dizendo: “vá em frente, nada vai acontecer, ninguém vai ficar sabendo, ninguém está vendo!” Não é assim?
  
O SEGREDO DE JOSÉ PARA VENCER A TENTAÇÃO (2º PARTE)

Certo jovem que trabalhava num hotel muito bem sucedido viu no corredor uma mala que ficou ali o dia inteiro. E ele completamente curioso pegou a mala e levou para o seu carro com a intenção de abri-la em sua casa. Depois que todos já estavam dormindo, ele desceu na garagem para verificar o que havia ali dentro daquela mala. Quando ele abriu, ele levou um susto tão grande que quase caiu para trás, pois dentro dela havia partes do corpo de uma mulher que fora esquartejada pelo assassino.
E naquele momento de desespero acabou tomando uma decisão completamente equivocada: “amanhã deixarei esta mala no mesmo lugar onde eu a peguei!”
No dia seguinte, ele chegou cedo ao hotel e, quando ele estava colocando a mala ali, eis que aparece o gerente do hotel: “Que mala é essa aí?” e, sem saber como explicar, o gerente foi verificar o que havia ali dentro. E quando descobriu, mandou chamar os seguranças do hotel e disse-lhe: “eu sinto muito, mas vamos ter que chamar à polícia!” E o primeiro a ser preso foi justamente esse funcionário que havia levado a mala para casa.
E agora? Como é que ele iria provar que não tinha nada a ver com a história, visto que havia deixado as suas impressões digitais naquela mala.
Esse fato trás uma grande lição para cada um de nós: que muitas ofertas em nosso caminho são laços bem armados para nos pegar e nos destruir, tornando-nos prisioneiros do Diabo.

O que fazer para não ceder à tentação? Quais foram às armas que José usou para não ceder à tentação e que de certa forma servem de estímulo para não cairmos nessa armadilha?

1.        JOSÉ NÃO BRINCOU COM A SUA NATUREZA CARNAL
Quando é que uma pessoa brinca com a sua natureza carnal? É quando ela procura executar o seu próprio querer sem se importar com o querer de Deus. É quando ela se submete a sua vontade pessoal, a sua razão humana. E quando nós observamos aqui no v.10 que a mulher de Potifar insistia, perseguia, assediava, seduzia José, o que é que ele fazia? Ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Duas coisas: DECISÃO e ESTRATÉGIA. Existe algo dentro desse contexto da tentação que é extremamente importante: no momento em que você está sendo tentado por alguma coisa, de nada adianta você apenas: “não, não... eu não vou fazer isso, eu não posso fazer isso, eu não vou me entregar a isso, eu não vou...” pronto, a tentação foi embora!
Toda decisão tem que vir proveniente de uma estratégia! Que foi exatamente o que José fez. Primeiro ele se recusou a deitar-se com ela – foi uma decisão que ele tomou, “eu não vou fazer isso!” ficou só nisso? Qual foi a estratégia que ele usou? Ele evitou ficar perto dela. “Eu vou ficar o mais longe possível dela porque senão eu vou acabar cedendo!”
Porque que é que você acha que a maioria clínicas que tratam dos dependentes, dos usuários de drogas e de álcool, oferecem internação em regime fechado? Porque quanto mais tempo eles ficam ali dentro, quanto mais longe eles ficam dessas coisas, mais chance eles têm de recuperação, de não voltar ao vício!Foi por isso que José tomou um decisão inteligente, porque só assim ele conseguiria se manter firme. Ele não brincou com isso. Quanto mais longe ele pudesse ficar ao alcance dela menos chance ele teria de cair, em cima disso, fica aqui um alerta: se você sabe que existem determinadas situações que vão trazer malefícios pra você, fique longe. Se você sabe que existem colegas que irão encorajá-lo ao pecado, os evite. Se você sabe que certas práticas irão despertar as suas emoções pecaminosas, se afaste. Procure evitar certas situações que poderão conduzi-lo ao pecado. Isso não é brincadeira!
Se eu sei que durante aquele meu trajeto existe alguma coisa que está me tentando, algo que está me seduzindo, algo que está me chamando para alguma prática errada, porque não pegar o caminho da direita? Porque não evitar? É fazer aquilo que diz em Pv 27.12 “O PRUDENTE PERCEBE O PERIGO E BUSCA REFÚGIO; O INEXPERIENTE SEGUE ADIANTE E SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS.” Agora sabe qual é o problema de muita gente? É que muitas delas têm consciência de onde está a sua fraqueza, a sua fragilidade, mas não fazem um mínimo de esforço para evitar de alimentá-las.
Não querem cair, mas ficam na beirada contemplando o abismo. José evitava estar na presença da mulher de Potifar e você também precisa evitar aquilo que alimenta a sua tentação!
Não brinque com a sua natureza carnal, Existe sempre uma batalha que se guerreia dentro de cada um de nós.  Gl 5.17 “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”
José não brincou com sua natureza carnal! Tanto que não brincou que ele teve forças para fugir. Outra arma que José usou para não ceder à tentação...

2.        JOSÉ NÃO CRIOU DESCULPAS
Existe uma tendência na vida de quase todo ser humano que é de sempre criar desculpas para as coisas. Gente que sabe que tem que fazer o que é certo, mas ela faz o que é errado, aí ela cria desculpas, pra que a sua consciência não entre em conflito com a sua ação. Existem alguns tipos de desculpas mais comuns que as pessoas criam como desculpa para o pecado:
TEM NADA A VER! A CARNE É FRACA! NINGUÉM ESTÁ VENDO MESMO! Os olhos do SENHOR estão em toda parte,observando atentamente os maus e os bons.Pv 15.3.
Reflexão: A nossa vida secreta, aquelas atitudes e comportamentos que escondemos dos outros, são de interesse especial do Diabo.
EU NÃO PUDE EVITAR!
José não criou nenhum tipo de desculpa pra cair no erro. APRENDA UMA COISA: Desculpas não vão levá-lo a uma mudança de vida, o que vai levá-lo a uma mudança é reconhecimento de suas fragilidades diante de Deus. A sua humildade em reconhecê-las.

E finalmente: O que José fez para não ceder à tentação?

3.       JOSE REFLETIU NO SEU AMOR POR DEUS
Esse também foi um dos segredos de José. Tanto que na segunda parte do v.9 mesmo diante de um momento tão delicado que poderia até mesmo arruiná-lo ele disse: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso...” olha só como José trata o pecado, como algo perverso. Perverso é uma palavra que significa: maldoso, maléfico, ruim, depravado. E ele ainda diz mais: “...e pecar contra Deus?”
Essa relação de José por Deus, nós poderíamos dizer, que foi o alicerce pra que ele pudesse não cair no pecado. José não brincou com a sua natureza carnal porque ele amava a Deus. José soube fugir da tentação porque ele amava a Deus. José não criou desculpas para cair no pecado porque ele amava a Deus. E isso mostra que quem ama a Deus verdadeiramente, não se deixa influenciar por nenhum tipo de tentação. Quem ama a Deus com sinceridade no coração preserva o seu caráter diante Dele. É o caráter é que torna você uma pessoa forte, uma pessoa espiritual, porque tem muita gente que cria uma ideia errada em relação a isso. O fato de você estar sempre na igreja não quer dizer que você está crescendo, o fato de você fazer isso ou aquilo, de ter um grande ministério não torna você uma pessoa espiritual.
O que torna você espiritual é o seu caráter diante de Deus, o seu comportamento sensato, as suas atitudes, a maneira como você vai assimilando a Palavra de Deus na sua vida, o seu interesse em servir, a intimidade que você tem com Deus, tudo isso é um processo que vai fazê-lo chegar mais próximo de Deus.
Tá aqui José, longe dos olhos da família, longe dos olhos dos amigos, mas Deus estava com José. 1 Jo 4.4 diz:  “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.” Quando você estiver passando por um momento de tentação muito grande faça com José fez: “Eu não vou fazer isso porque eu amo a Deus”.
Um dos resultados da fidelidade de José a Deus: JOSÉ SE TORNOU O 2º HOMEM MAIS IMPORTANTE DO MUNDO NA ÉPOCA.
Agora só um detalhe que eu preciso frisar isso aqui também antes de encerrar, se por acaso, você que está aqui hoje, se por algum motivo, você não resistiu, você caiu, você se entregou ao pecado, entenda uma coisa: Deus nunca olha para o homem como caso pedido.
Deus sempre dá uma nova oportunidade ao homem.
“Não importa quantos passos você deu para trás; o que importa é quantos passos você vai dar para a frente.”
Provérbio chinês
  
Que Deus abençoe a sua vida!!

Mensagem ministrada na Igreja de Cristo da Cidade Nova nos dias 26/08 e 02/09/12 pelo irmão Marcelo Lima.

amoroso.9@hotmail.com